Paintball Fortaleza

O Paintball é um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido, Nitrogênio ou CO2 que atiram bolas com tinta colorida.

O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. Cada lado da disputa costuma usar uma cor diferente, tornando fácil identificar a origem do tiro. A partir daí podem encenar vários tipos diferentes de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, como em qualquer outro jogo de simulação de combate. Assim como jogos de FPS é uma brincadeira também.

Paintball Fortaleza

O paintball é o esporte de aventura que mais cresce no mundo tendo, inclusive, mais praticantes do que o milenar surf, nos Estados Unidos. O paintball, por suas características, permite que não apenas homens joguem, mas também mulheres com qualquer idade. Os jogadores podem estar com qualquer condicionamento físico mas, óbvio, isso vai influenciar significativamente na experiência de jogo. O esporte conta com cerca de 12 milhões de praticantes em todo o mundo.

Paintball Fortaleza – Tipos de Jogos

Existem três tipos básicos de jogos de paintball: speed, cenário e real action.

  • O speed, mais acessível aos iniciantes, divide-se em “speed normal” e “speed urbano”. No primeiro, o campo de jogo é permeado com barreiras infláveis. No segundo, speed urbano, o campo possui obstáculos feitos de coisas cotidianas, tais como paredes, túneis, carros etc.. A principal característica do speed/speed urbano é que a área de combate é pequena, normalmente as equipes conseguem se ver antes de começar a partida, são times pequenos (de 3 a 8 jogadores de cada lado) e gasta-se muita munição.
  • E existem também os jogos de cenário: Neles você simula um cenário real, com duas ou mais equipes (de tamanho variável, de acordo com a missão) e uma hierarquia de comando, em situações como – por exemplo – captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, terror e antiterror, operações especiais, libertação de reféns, antibomba etc. As possibilidades são virtualmente infinitas.
  • O real action é uma modalidade parecida com o cenário mas, mas que busca uma proximidade quase teatral com a realidade, uma compendium de regras mais extenso. Nos Estados Unidos, o RA-Real Action é chamado de Milsin (Militar Simulation). Dentre os principais diferenciais do RA, podemos destacar uma maior complexidade da missão, períodos de jogos mais extensos, limitação de munição (30 unidades por recarga), número limitado de recargas, presença de personagens (Capitães, snipers, sam (jogador com munição de 150 unidades), médicos, armeiros e engenheiros). Para realização de jogos de RA e cenário, é costumeiro usar-se fábricas abandonadas, escolas desativadas, áreas de mata, prédios em construção, clubes desativados – tudo com a devida permissão dos proprietários.
  • Paintball Fortaleza – Equipamento

    O equipamento utilizado pode variar, segundo o tipo de competição, no entanto três coisas são requeridas sempre:



  • Marcador – Uma espingarda ou pistola pneumática;
  • Paintballs – Pequenas esferas feitas de cápsulas de gelatina, contendo tinta, basicamente polietilenoglicol, outras substância não tóxicas e corantes variados, e que servem de munição para o marcador.
  • Equipamentos de proteção individual – Principalmente máscara para o rosto e roupas confortáveis.
  • No geral, o equipamento pode ser dividido em proteção e combate.

  • Proteção – a proteção mínima requerida de um praticante de paintball é uma calça (jeans normalmente), tênis, uma camiseta e – principalmente – a máscara. A máscara (especial) é a maior proteção do jogador porque o impacto direto de uma bolinha no rosto terá consequências muito sérias, que incluem, entre outras, quebrar dentes e cegar. Em termos de proteção auxiliar (opcional) – e isso varia de pessoa para pessoa – pode-se usar coletes, blusões de manga longa, luvas, joelheiras, cotoveleiras, pescoceiras, macacões, botas, roupas acolchoadas, capacetes e mais algumas coisas nesse sentido.
  • Combate – o básico do combate é o marcador que precisa ter:
  • cilindro (de ar-comprimido, Nitrogênio ou de CO2) para propelir as munições;
  • carregador (normalmente gravitacional, mas existem eletrônicos e pneumáticos) para levar as munições;
  • as munições de paintballs (bolinhas carregadas de uma tinta especial).
  • Equipamentos adicionais (não obrigatórios) de combate incluem: granadas de tinta, pistolas de paintball, rádio comunicadores, laringofones, capacetes táticos, camuflagem, lanterna, binóculos, escudos de paintball, minas terrestres de paintball, carregadores extras, bipés e tripés, arco e flecha (de paintball), fardas e afins.

    Inclusive em alguns cenários e grandes jogos, admite-se o uso de tanques de guerra (carros de combate blindados adaptados para paintball) e o uso de helicópteros reais para inserção e extração de equipes de operações especiais. Normalmente todo equipamento mínimo necessário pode ser alugado no local do jogo.

    O uso da máscara é fundamental porque o impacto das munições de paintball, normalmente propelidas a cerca de 280 pés por segundo (fps), podem causar cegueira ou outros danos colaterais sérios.

    Paintball em Fortaleza Endereço e Telefone

  • Thunder Paintball: Rua General Cordeiro Neto, 1450 – Telefone: (85) 98873-9983
  • Arena Cangaceiros Paintball: Rua Cabral Veras, 575 – Telefone: não informado
  • Freestyle Airsoft e Paintball: Av. Quarto Anel Viário, 2360 – Telefone: (85) 99401-3542
  • Campo Vietnã: Rua Francisco Glícerio, 1742 – Telefone: (85) 9881-0282
  • Rancho Paintball: Rua Eça de Queiróz, 14 – Telefone: (85) 98870-8625
  • No Alvo Futebol Society e Paintball: Av. Comodoro Estácio Brigido, 2263 – Telefone: (85) 98607-3239