A Biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira Fortaleza, fundada em 8 de dezembro de 1968, é assim denominada em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo professor Waldyr Diogo, diretor-geral do Instituto Federal do Ceará, no período de 1939 a 1951.
Localizada próximo ao pátio central, a biblioteca ocupa uma área de 470 m², onde estão localizadas 42 cabines de estudos individuais e espaço para estudo em grupo.
Seu acervo de, aproximadamente, 66.056 títulos, compreende livros, periódicos, dicionários, enciclopédias gerais e especializadas, teses, dissertações, monografias e CD-ROMs nas áreas de ciências humanas, ciências puras, artes, esporte, literatura e tecnologia, com ênfase em livros técnicos e didáticos.
A organização segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.
Os profissionais que lidam com esses objetivos são os bibliotecários, com formação em biblioteconomia, curso ensinado em instituições de ensino superior. Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas: estudar, ler e consultar as obras. O público procurador comum das bibliotecas está buscando um estudo sobre um certo tema, de simples leitura por diversão, ou de realização de pesquisa a respeito de alguns assuntos. Por essa razão mesmo, há uma grande variedade de pessoas que visitam as bibliotecas quando se é tratado de bibliotecas generalistas.
Quem foi Waldyr Diogo de Siqueira
Waldyr Diogo de Siqueira formou-se Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Bahia em 1932. Atuou nos setores da indústria de extração de óleos e da construção Civil, dando novo perfil urbanístico a cidade de Fortaleza. Construiu vários outros prédios importantes de Fortaleza, notadamente o da Faculdade de Direito do Ceará, apreciado pela beleza da forma e pela solidez, muito depois insuficiente para as atividades do dito estabelecimento pioneiro do ensino universitário no Ceará, tendo sido então construído um anexo, em desacordo com a arquitetura do principal.
Foram suas preocupações sociais com os operários de suas fábricas e da indústria Cearense que o levaram a engajar-se nas entidades de classe, promovendo a fundação da entidade patronal da indústria, a FIEC, em 1950. Exerceu os cargos de Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e dos Conselhos Regionais do SESI e do SENAI e de Diretor Regional do SESI de 1950 a 1962.
Foi Diretor Tesoureiro da Confederação Nacional da Indústria no período de 1956 a 1960. Foi diretor do Sinduscon de 1955 – 1959. Em sua gestão, construiu obras para sediar essas entidades na capital e no interior do Estado; firmou convênios internacionais que propiciaram recursos financeiros e equipamentos para as atividades sociais do SESI/Ce e o ensino profissionalizante do SENAI-Ce em favor da educação de bem estar do trabalhador industrial.
Em 17 de janeiro de 1970, preparava-se para ir ao escritório da firma de engenharia de que era titular, como diariamente fazia, apesar de se tratar de um sábado, quando tombou, fulminado por um colapso cardíaco, inesperadamente, embora não se ignorasse as condições precárias de sua saúde.
Fora extremamente dedicado à família, tendo deixado viúva dona Norma Libânia Ferreira Diogo, uma filha, dona Sílvia Diogo de Siqueira Holanda, casada com o médico dr. João Elísio de Holanda, e os filhos Antônio Eduardo Diogo de Siqueira e Waldyr Diogo de Siqueira Filho, que dariam continuidade à empresa paterna.
Horário de Funcionamento Biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira em Fortaleza
- Segunda a Sexta: das 07h às 21h
Onde Fica, Endereço e Telefone Biblioteca Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira em Fortaleza
- Av. Treze de Maio, 2081 – Fátima – Fortaleza – CE
- Telefone: (85) 3307-3741
Outras informações e site
- Mais informações: www.facebook.com/biblioifcefortaleza