O Centro de Pequenos Negócios, popularmente conhecido como Beco da Poeira Fortaleza, foi declarado pela Prefeitura como atrativo turístico da cidade.
A ideia é oficializar o espaço como “parada obrigatória” no roteiro de compras dos turistas.
Beco da Poeira Fortaleza – Reforma
A reforma do local, concluída em dezembro de 2015, foi a primeira grande intervenção feita pela Prefeitura desde sua inauguração, em 2010, quando os feirantes da Praça José de Alencar foram transferidos para o prédio na Avenida Imperador. A reforma do Beco da Poeira, conta com instalação de sistema de som, equipamentos de acessibilidade e câmeras de segurança, além de pintura e ampliação da praça de alimentação com 20 lanchonetes. O investimento da Prefeitura de Fortaleza foi de R$ 1,2 milhão.
Beco da Poeira Fortaleza – História
O antigo Beco da Poeira surgiu na Praça José de Alencar no início dos anos 1990, como parte de um projeto de revitalização do Centro, criado pela então prefeita Maria Luiza Fontenele. O espaço reunia vendedores ambulantes da região em 2.500 boxes, divididos em 22 becos.
A missão do Beco da Poeira é impulsionar a produção local, através de atacado, ou cujos produtos sejam destinados a toda cidade do Brasil, de forma a provocar mais uma reação otimista de mercado, valorizando nossa produção e possibilitando que muitas destas sacoleiras guerreiras.
Beco da Poeira Fortaleza – Estrutura
O Beco da Poeira atualmente abriga 2100 boxes e por lá chegam a passar mais de 10 mil pessoas em períodos de alta nas vendas, como o fim do ano, sendo o maior atrativo do local, o setor de vestuário, além de brinquedos e acessórios, e o preço dos produtos, chega a ser 50% mais barato que em outros locais.