Inaugurada em 09 de novembro de 1972, no governo de César Cals, com o objetivo de centralizar a distribuição de hortigrajeiros, a Ceasa Fortaleza – Centrais de Abastecimento do Ceará S.A – fazia parte do Programa Nacional do Controle de Abastecimento de Produto Hortigranjeiros, implantado pelo Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac), órgão do Governo Federal.
O Programa tinha como objetivo incentivar a construção e dar diretrizes de funcionamento para as centrais dos Estados. A construção da Ceasa/CE foi considerada prioritária pelo Sinac, tendo sido iniciada em 1971.
De princípio, por determinação do Sinac, o Programa de Centrais de Abastecimento priorizava os hortigranjeiros. A Ceasa/CE obedeceu a determinação, mas com passar do tempo iniciou-se um processo de diversificação de atividades.
Outros segmentos foram introduzidos em seus galpões, fazendo com que a Central assumisse uma forte característica de central de abastecimento polivalente.Inicialmente, a Ceasa contou com cinco galpões permanentes e um galpão não-permanente, prontos para receber a comercialização de hortigranjeiros.
A construtora Norberto Odebrech foi a responsável pelo empreendimento. Mas faltavam os produtores e compradores, que inicialmente, resistiram à mudança do local. No início da década de 70, os produtos hortigranjeiros eram comercializados nas imediações do Centro de Fortaleza em pequenos mercados na periferia. Não havia nenhum controle de higiene e qualidade dos produtos ou transparência de preço. Os produtores e comerciantes traziam os produtos e os colocavam no chão para esperar o comprador.
O Decreto Federal nº 705002/72 determinou que a Ceasa-CE iria centralizar o comércio de hortigranjeiros e caberia à Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) gerir as centrais de cada Estado. A resistência ao comércio no novo local só foi vencida depois de seis meses de pleno funcionamento do mercado, no município de Maracanaú-CE. Atualmente conta com três unidades de abastecimento distribuídas nos municípios de Maracanaú, Tianguá e Barbalha.
Ceasa Fortaleza Estrutura
O Ceasa funciona sob a seguinte estrutura:
- 7 Galpões permanentes para hortigranjeiros com 168 lojas
- 3 Galpões não permanentes com 1.770 módulos para comercialização
- 2 Galpões cobertos para comercialização de milho verde
- 1 Galpão para estiva e cereais com 38 lojas
- 1 Galpão para frigoríficos com 25 lojas
- 1 Galpão para produtos atípicos com 50 lojas
- 1 Galpão do produtor com 416 módulos de comercialização
- 1 Galpão para carregadores autônomos com 500 vagas
- 3 Agências bancárias (Banco do Brasil, Bradesco e Banco do Nordeste)
- 1 Cartório de Ofício
- 1 Escritório da COELCE
- 1 Núcleo da SEFAZ
- 1 Posto do SESC
- 1 Posto da Policia Militar
- 1 Posto médico-odontológica
- 1 Posto de gasolina
- 1 Ilha Digital
- 1 Estacionamento para motos e bicicletas com 1.600 vagas
- 2 Estacionamentos para veículos com 600 vagas
- 15 Lanchonetes
- 3 Baterias de banheiros públicos
Ceasa Fortaleza Preços
Os preços variam de acordo com os produtos escolhidos. Você pode verificar fazendo uma visita ao Ceasa.
Vagas Ceasa Fortaleza – Trabalhe Conosco
O Ceasa Fortaleza disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Ceasa em Fortaleza
- Segunda a Sábado das 03h às 15h
Onde Fica, Endereço e Telefone Ceasa em Fortaleza
- Av. Dr. Mendel Steinbruch, s/n – Pajuçara – Maracanaú – CE
- Telefone: (85) 3299-1200
Outras informações e site
- Mais informações: www.ceasa-ce.com.br
Mapa de localização
