A Missão do Colégio Militar Fortaleza é ministrar a educação básica, nos níveis Fundamental, do 6º ao 9º ano, e Médio, do 1º ao 3º ano,em consonância com a legislação federal da educação nacional, obedecendo às leis e tradições do Exército Brasileiro, com objetivo de assegurar a formação do cidadão e de despertar vocações para a carreira militar.
O ingresso ao Colégio Militar de Fortaleza é realizado anualmente, por meio de concurso público federal, para o 6º ano do ensino fundamental. O número de vagas disponibilizadas no concurso é determinado a cada ano.
Para ingressar no 6º ano, exige-se ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Colégio Militar Fortaleza História
As raízes históricas deste estabelecimento de ensino remontam ao fim do Brasil Império, quando foi criada pelo decreto 10.177, em 1 de fevereiro de 1889, a Escola Militar do Ceará tendo sido seu primeiro diretor João Nepomuceno de Medeiros Mallet. Em 1898 foi extinta e nos vinte anos que sucederam à extinção, funcionou no prédio o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, a força pública do Estado do Ceará e o 10o Regimento de Artilharia Montada da Polícia Militar.
Ao longo da existência da Escola Militar do Ceará (EMC), vários professores (lentes) e instrutores tiveram grande destaque.Entre eles estão: Adolfo Luna Freire; Antônio Augusto de Vasconcelos; Bezerril Fontenele; Joaquim Catunda; Franco Rabelo; Thomaz Pompeu; alguns dos antigos mestres da EMC foram fundadores da Academia Cearense de Letras (ACL).
No ano de 1919, foi criado o Colégio Militar do Ceará (CMC), iniciando o ano letivo em 1º de junho, data de inauguração e, como tal festivamente comemorada. Destacou-se, neste período, o General de Divisão, graduado e reformado, Eudoro Corrêa, que exerceu o comando por mais de treze anos (1923 a 1936), fato pelo qual o CMF é conhecido por seus integrantes como “Casa de Eudoro Corrêa”. O CMC foi extinto em 1938. Neste período de extinção, funcionou no prédio o Colégio Floriano.
Os professores do CMC tiveram grande destaque na sociedade local. Muitos viraram nome de ruas em Fortaleza: Martinz de Aguiar; Beni Carvalho; Engenheiros Alberto Sá e Santana Júnior; Guilherme Moreira da Rocha; Mozart Solon; Parsifal Barroso; Raimundo Cela, dentre outros.
Em 1942, retorna ao Estado do Ceará o ensino militar com a criação da Escola Preparatória de Fortaleza – EPF. A reestruturação do ensino militar do Exército levou à extinção, em 1961, da EPF e ao resurgimento, em 17 de novembro do mesmo ano, do Colégio Militar de Fortaleza – CMF. Em 1989, ampliando a sua ação, o CMF passou a receber alunas.
Colégio Militar Fortaleza Inscrição
As inscrições para o concurso iniciam-se em meados de agosto do ano anterior à matrícula, o que habilita os candidatos a participarem do exame intelectual, constituído por duas provas (Português e Matemática). A primeira prova é realizada em outubro, e classifica o concorrente para a 2º prova, que acontece no mês de novembro.
Os aprovados e classificados no exame intelectual, dentro das vagas estabelecidas realizarão uma revisão médica.
Colégio Militar Fortaleza Mensalidade
Para maiores informações sobre a mensalidade entre em contato com o Colégio pelo telefone abaixo.
Colégio Militar Fortaleza Provas Anteriores
Você pode estudar pelas provas de anos anteriores do Colégio acessando www.cmf.eb.mil.br/provas-anteriores e se prepare melhor para ingressar no colégio.
Horário de Funcionamento Colégio Militar em Fortaleza
- Segunda a Sexta: das 08h às 18h
Endereço e Telefone Colégio Militar em Fortaleza
- Av. Santos Dumont, 485 – Aldeota – Fortaleza – CE
- Telefone: (85) 3388-7850
Outras informações e site
- Mais informações: www.cmf.eb.mil.br