A pequena vila de pescadores da Praia de Jericoacoara Fortaleza, no noroeste cearense, era apenas uma simples comunidade até a década de 80. Em 1985, o turismo passou a ser explorado aqui por visitantes que chegavam até Jijoca ou Camocim.
Antes inacessível e escondida entre dunas, hoje é o destino preferido de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Paraíso dos mochileiros, se você gosta de praias paradisíaca, vai se apaixonar por “Jeri”.
Há muitas opções de hospedaria e restaurantes de Jericoacoara. A vila apesar de pequena é bastante completa. Há muitas opções de casa de veraneio para quem está viajando em grupo ou quer um espaço mais reservado. As diárias variam de acordo com a proximidade do centro de Jericoacoara. Você ainda tem a opção de hostels, que estão espalhados por todo o centro de Jericoacoara.
Lugares para comer são bem comuns tanto no centro como nas partes mais afastadas da Praia de Jericoacoara. É bem comum que você veja os restaurantes da vila fechados durante o dia. A maioria só abre para o pôr do sol.
Jericoacoara Fortaleza Transfer
Existem quatro tipos de transfer para Jericoacoara:
- Transfer 4×4: Nessa opção, um motorista te busca onde você estiver e leva direto até a sua pousada em Jeri. Esse transfer geralmente é realizado em uma Hilux 4X4 e é bem confortável pois não demora tanto quanto o ônibus, tem ar-condicionado e pode ser feito no horário em que você combinar com o motorista, de dia ou a noite.
- Ônibus + Jardineira: Opção bastante utilizada também, pode ser mais barata quando viajam menos de 4 pessoas. É também uma opção escolhida por muitos viajantes que fazem questão de chegar em Jeri pelo jeito “old school”, nas famosas jardineiras. Nesse caso, você pega um ônibus de Fortaleza para Jijoca de Jericoacoara, que dura aproximadamente 6 horas, e depois embarca em uma jardineira até Jeri.
A empresa de ônibus que faz esse percurso se chama Fretcar, e oferece opções express que vão direto para Jeri (sem paradas) e já tem a jardineira inclusa no preço e opções convencionais, com paradas que fazem a viagem ficar mais longa e em que a jardineira é paga a parte.
- Carro alugado: É possível ir de carro para Jeri, mas tem que ser um carro 4×4 pois chegando lá há um trecho de mais ou menos 25 km de estrada de terra e areia. Uma vantagem é que o carro te dá mais liberdade de horários e você pode parar e aproveitar as praias do caminho. Mas, para conhecimento, saiba que também existe uma opção de transfer privativo que sai as 8h da manhã de Fortaleza e vai parando em várias praias no caminho até Jeri, onde chega apenas a noite. É o mesmo carro que o transfer direto, mas dura o dia inteiro e tem paradas em praias estratégicas.
- Helicóptero: Com certeza a opção mais rápida e confortável e com uma vista privilegiada, mas com um preço um pouquinho salgado. A viagem dura 50 minutos e leva 4 pessoas.
- Avião: O novo aeroporto de Jericoacoara, que já operava com charters desde o fim de junho de 2017, passou a receber vôos regulares da Azul no fim de julho de 2017. A Azul opera todo sábado a rota Campinas-Jericoacoara. O vôo parte de Campinas às 12h10 e chega a Jericoacoara às 15h40. Na volta, decola de Jericoacoara às 16h10 e pousa em Campinas às 19h40.
Jericoacoara Fortaleza Fotos
Outras informações e site
- Mais informações: www.praiasdefortaleza.net/jericoacoara