O Museu da Indústria Fortaleza é um equipamento cultural localizado em Fortaleza, que tem como proposta valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense em um espaço igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.
História
Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, de onde é possível visualizar o Passeio Público, o Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral da Sé, o Museu da Indústria é um novo marco cultural e turístico de Fortaleza. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.
O edifício-sede do museu é tombado pelo patrimônio público. Foi projetado para ser sede do primeiro Clube Social de Fortaleza, mas teve ocupações bem diferentes ao longo dos anos. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sua primeira ocupação foi como sede da Sociedade União Cearense, primeiro clube da capital e ponto de encontro da sociedade cearense de então.
Com o passar dos anos, o histórico do prédio trouxe outros usos, funcionando como Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, dos idos de 1895 a 1935; e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995, através do decreto n. 23.829, de 29 de agosto de 1995 e comprado pelo SESI em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005. Grande parte da história da industrialização cearense está no Museu da Indústria, criado pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e o Serviço Social da Indústria (SESI).
Acervo
A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.
Museu da Indústria Fortaleza Centro de Pesquisa
O Centro de Pesquisa do Museu da Indústria é especializado na área da História da Indústria do Ceará. Seu acervo tem mais de 800 títulos catalogados e, além da referida temática, elenca mais trinta e cinco assuntos correlatos, entre eles: artes, arquitetura, economia, história do Ceará, museologia, biografias, literatura, etc. Dispõe de computadores com internet para pesquisas e também wi-fi.
O Museu da Indústria possui amplos salões climatizados para realização de eventos corporativos, conta com salas de exposição, espaços para realização de palestras, desfiles, espetáculos, seminários e eventos diversos. Estamos sediados em um prédio tombado, no corredor histórico da cidade. A visita educativa é um trabalho de mediação oferecido pelo Museu da Indústria que tem como objetivo principal estabelecer um diálogo entre os objetos expostos e o visitante. Pode ser agendada por qualquer grupo (famílias, escolas, amigos, trabalhadores etc) interessado em um atendimento mais direcionado.
Vagas Museu da Indústria Fortaleza – Trabalhe Conosco
O Museu da Indústria Fortaleza disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Museu da Indústria em Fortaleza
- Segunda a Sábado das 09h às 17h / Domingo das 09h às 13h
Onde fica, Endereço e Telefone Museu da Indústria em Fortaleza
- Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza – CE
- Telefone: (85) 3201-3901