A Ponte dos Ingleses Fortaleza, equivocadamente conhecida como Ponte Metálica, está localizada na Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará, Brasil. Foi um projeto de melhoramento da estrutura portuária de Fortaleza.
A construção do viaduto Lucas Bicalho foi iniciada em 24 de setembro de 1921, pela empresa inglesa Norton Griffts Co., para servir de porto da cidade de Fortaleza, em substituição da antiga Ponte Metálica (ponte ao lado, próxima da Avenida Almirante Tamandaré). No entanto, nunca funcionou como porto.
O viaduto integrava o ante-projeto de um porto-ilha proposto pelo engenheiro Manuel Carneiro de Sousa Bandeira, e desenvolvido pelo engenheiro Lucas Bicalho. As obras foram iniciadas em 1921, durante o governo do presidente Epitácio Pessoa, e foram suspensas no governo de Artur Bernardes, no qual permaneceu inconclusa.
Em 1994, foi aprovado um projeto de recuperação da ponte através da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A ponte foi recuperada e urbanizada para o uso público, além de ter recebido uma armação de madeira sobre parte do viaduto, projeto dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, também responsáveis pelo projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Atualmente, a Ponte dos Ingleses conta também com um Núcleo de Proteção dos Golfinhos e uma Torre de Observação de Cetáceos.
História da Ponte dos Ingleses
No final da década de 1910 percebeu-se que Fortaleza não tinha um porto para receber os navios que chegavam aqui com cargas e também viajantes. Esses ancoravam na cidade através de uma antiga ponte de pedra – que mais tarde foi apelidada de “Espigão”. Foi em 1921 que a Ponte dos Ingleses teve a sua construção iniciada.
Depois de 1921, mesmo com sua construção não concluída totalmente, muita gente passou a passear e, principalmente, para ver o pôr-do-sol. Esse tornou-se, inclusive uma referência para esse ponto da cidade. A Ponte dos Ingleses depois de reformada ganhou quiosques, barracas e banquinhos para relaxar.
Além de passar algumas horas para aproveitar o pôr-do-sol você pode conhecer muito do bairro Praia de Iracema. Dá para passear pelo Estoril, um pequeno centro cultural e histórico que conta com exposições fixas e temporárias sobre a história e cultura de Fortaleza. Aqui também acontecem pequenos shows de artistas locais, para um público menor e mais intimista. É um passeio gratificante.
O Bar Pirata, que fica em frente à Ponte dos Ingleses, também é um lugar que conta muito da história e da cultura do Ceará. Todas as segundas, o local abre para um forró tradicional que é conhecido até mesmo fora do Brasil. Não há movimento nos outros dias da semana, mas chegando no lugar, você pode pedir para conhecê-lo, já que a decoração chama muito a atenção. O bar inteiro é um imenso navio pirata, com direito à âncora em tamanho real e outras réplicas de animais marinhos.
Mais à frente tem outro bar que também chama muito a atenção dos turistas: o Lupus Bier. Conhecido pelos seus shows de humor, você ainda pode experimentar massas e pratos muito bem preparados. Além disso, o Lupus Bier ainda é famoso pelas suas torres de cerveja nos mais variados sabores. Você já experimentou um chop de sabor abacaxi, por exemplo?
Não deixe de conferir esse ponto turístico mais que especial de Fortaleza! Aproveite para conhecer outros cantinhos da cidade que ficam aqui perto, como a Praia de Iracema e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.