A Secretaria da Saúde Fortaleza (Sesa) é um órgão da administração direta do Governo estadual. Gerencia no Estado o Sistema Único de Saúde (SUS). A Sesa tem a missão de assegurar a formulação e gestão das políticas públicas em saúde e prestação da assistência à saúde individual e coletiva, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses.
A Sesa tem essa missão baseada nos valores da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade, respeito às crenças, ética, honestidade e justiça social. Valores que estão nas ações administrativas do núcleo central, nas 21 Coordenadorias Regionais de Saúde e nos hospitais e unidades próprias.
História da Secretária da Saúde Fortaleza
No dia 27 de junho de 61, o então governador do Ceará, Parsifal Barroso, dividiu a Secretaria de Educação e Saúde em duas: Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde e Assistência. A lei que criou a Secretaria de Saúde e Assistência foi a 5.427, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 28 de junho de 1961.
De lá para cá, a expansão da Sesa, reconhecendo o direito à saúde e acompanhando as necessidades da população, é uma realidade. O número de hospitais e unidades que integram a rede estadual é bem maior. De seis hospitais a rede cresceu para onze. A ampliação começou com o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, que abriu as portas para a população em 2002.
No dia 8 de abril de 2011 um marco histórico para a saúde pública. Foi inaugurado o primeiro hospital público estadual de alta complexidade no interior do Ceará: o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Com 294 leitos, foi construído pelo Governo do Estado para atender 1 milhão e 400 mil habitantes das regiões do Cariri e Centro Sul. E no mesmo ano, em 1º de junho, a rede estadual, com gestão direta pela Sesa, ganhou mais um hospital. O Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar saiu da Secretaria de Segurança e passou a ser da Secretaria da Saúde do Estado, ganhando estruturas novas com reforma e ampliação dos centros de imagem e cirúrgico, além da materinidade. Através de decreto do governador, atualmente o hospital é gerenciado pela Sesa.
Em 18 de janeiro de 2013, foi inaugurado o terceiro hospital público de alta complexidade no interior, construído pelo Governo do Ceará. O Hospital Regional Norte, em Sobral, atende a população dos 55 municípios da macrorregião. Em 2016, iniciou o funcionamento do terceiro hospital terciário no interior. Em Quixeramobim, o Hospital Regional Sertão Central atende a população de 631.037 habitantes dos 20 municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central – rede de assistência.
Além de hospitais, a nova rede de assistência amplia e facilita o acesso a consultas, exames e cirurgias de média complexidade. Tudo isso nas policlínicas regionais. São 22 em diferentes macrorregiões de saúde do Estado. Nelas, a população realiza, com dia e horário marcados, consultas para especialistas em até 13 áreas da medicina. Só para se ter uma ideia do tipo de atendimento feito numa policlínica: a mulher faz a consulta com o mastologista e na própria policlínica tem garantido o exame de mamografia. Ou seja, o atendimento é integral. No caso do homem, é atendido pelo médico urologista e lá mesmo é encaminhado para exames e diagnóstico da próstata.
A ampliação da rede de assistência veio acompanhada de inovações tecnológicas. Um dos maiores exemplos de modernidade tecnológica está no Hospital Regional do Cariri. A população da macrorregião, incluindo os moradores das regionais de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó, não precisa se deslocar para a capital para ter acesso a ressonância magnética. A primeira ressonância magnética na rede pública do interior foi realizada no HRC no dia 6 de junho de 2011. Até então, somente o Hospital Geral de Fortaleza, na capital, fazia esse moderno exame.
Com a rede de assistência ampliada, novos modelos de gestão foram implantados. Destaque para os consórcios públicos de saúde. Para fortalecer a regionalização e descentralizar a gestão, em 2007 a Sesa marcou a história da saúde pública. Os gestores municipais foram mobilizados para conhecer a inédita estratégia de gestão, assumindo, junto com o Governo do Estado, a gestão e o custeio das novas unidades de saúde, entre elas as policlínicas e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais). E o que era sonho para democratizar cada vez mais a saúde virou realidade. A gestão das 19 policlínicas e dos 22 CEOs regionais é através de consórcios públicos de saúde.
Secretaria da Saúde Fortaleza Concurso
A Secretaria da Saúde contrata funcionários através de concurso público, fique atento ao site e ao diário oficial para não perder as datas de inscrições e das provas.
Horário de Funcionamento Secretaria da Saúde em Fortaleza
- Segunda a Sexta: das 09h às 17h
Onde Fica, Endereço e Telefone Secretaria da Saúde em Fortaleza
- Praia de Iracema: Av. Almirante Barroso, 600 – Telefone: (85) 3101-5123
- Centro 1: Rua do Rosário, 283 – Telefone: (85) 3452-2367
- Centro 2: Rua 24 de Maio, 1250 – Telefone: (85) 3452-6605
- Parquelândia: Rua Nestor Barbosa, 315 – Telefone: (85) 3101-5123
- Messejana: Rua Dom Joaquim, 01 – Telefone: (85) 3101-5123
- Benfica: Rua Padre Francisco Pinto, 363 – Telefone: (85) 3281-2499
- Meireles: Av. Antônio Justa, 3113 – Telefone: (85) 3101-1446
- Rodolfo Teófilo: Av. José Bastos, 3399 – Telefone: (85) 3452-2367
- Aldeota: Rua Assis Chateaubriand, 58 – Telefone: (85) 3101-1475
- Olavo Bilac: Av. Olavo Bilac, 1200 – Telefone: (85) 3101-5123
Outras informações e site
- Mais informações: www.saude.ce.gov.br